Um novo pedido para um concurso INSS foi feito e a esperança dos candidatos aumentou com a possibilidade de uma nova seleção. Sem concurso desde 2016, o deficit de funcionários gira em torno de 20 mil.
Para quem se interessa pela seleção, agora é uma boa hora de se preparar. O pedido foi realizado pensado para um novo concurso somente em 2022, ou seja, há tempo para se dedicar aos estudos.
No entanto, muitos podem se perguntar: o que estudar para o concurso INSS?
De acordo com o novo pedido de concurso público do INSS, os conteúdos previstos para as provas objetivas dos cargos de Analista e Técnico são os seguintes:
Analista
· Língua portuguesa
· Raciocínio lógico
· Informática
· Noções do regime jurídico único e do código de ética do servidor público
· Direito constitucional
· Direito administrativo
· Sistema de Seguridade Social
· Conhecimentos específicos
No caso de Analista, o pedido também esclarece que, para cada formação específica, será “analisado o conhecimento de acordo com a especialidade”. Por isso, foi incluída a opção de conhecimentos específicos.
Técnico
· Língua portuguesa
· Raciocínio lógico
· Informática
· Noções do regime jurídico único e do código de ética do servidor público
· Direito constitucional
· Direito administrativo
· Sistema de Seguridade Social
Só há uma única diferença entre o conteúdo previsto no pedido atual para o INSS e o edital anterior, de 2016. No último concurso INSS, o cargo de Analista contava com mais três conteúdos: legislação previdenciária, legislação da assistência social, saúde do trabalhador e pessoa com deficiência serviço social.
Como ainda não se sabe quais serão as especialidades e os cargos específicos do próximo edital, o cargo de Técnico costuma ser o que mais chama atenção, já que é de nível médio.
Por isso, confira o conteúdo dos conhecimentos básicos para o cargo de Técnico do último concurso INSS:
Ética no serviço público: 1 - Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007.
Regime jurídico único: 1 - Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 - O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 - Saúde e qualidade de vida no serviço público.
Noções de direito constitucional: 1 - Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 - Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).
Noções de direito administrativo: 1 - Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 - Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 - Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 - Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 - Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 - Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 - Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 - Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 - Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).
Língua portuguesa: 1 - Compreensão e interpretação de textos. 2 - Tipologia textual. 3 - Ortografia oficial. 4 - Acentuação gráfica. 5 - Emprego das classes de palavras. 6 - Emprego do sinal indicativo de crase. 7 - Sintaxe da oração e do período. 8 - Pontuação. 9 - Concordância nominal e verbal. 10 - Regências nominal e verbal. 11 - Significação das palavras. 12 - Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).
Raciocínio lógico: 1 - Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 - Tautologia. 3 - Operação com conjuntos. 4 - Cálculos com porcentagens.
Noções de informática: 1 - Conceitos de Internet e intranet. 2 - Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 - Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 - Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 - Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 - Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.