A massa de ar frio que já atua no Rio Grande do Sul continua avançando sobre os outros estados da região Sul, Centro-Oeste e Sudeste e atingirá também a região da Amazônia Legal e partes do interior do Nordeste nesta quinta-feira (29). A previsão de neve para as serras gaúchas e catarinense, que já se confirmou, se mantém, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A onda de frio deve vigorar até o dia 1° de agosto, quando as temperaturas gradativamente começam a subir, de acordo com o Inmet.
Entre esta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), continua mantida a previsão de ar frio predominante por todo o centro-sul do país e sudoeste da Amazônia Legal. Na sexta-feira (30), o ar frio avançará também para o sul da Bahia e as demais áreas do interior da região Nordeste, com declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de maior altitude.
Previsão de geadas no sul, sudeste e centro-oeste
O Inmet fez previsão de amplas geadas para a madrugada e manhã desta quinta-feira (29), que podem chegar à forte intensidade em algumas áreas, em todo interior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul, áreas de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul de Goiás.
Na sexta-feira (30), há previsão de geadas amplas em grande parte do centro-sul do país, com previsão de geada intensa na região Sul, sul de Mato Grosso do Sul, áreas de São Paulo e sul de Minas Gerais. No sábado (31), ainda poderá ocorrer geada na divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - região de Itatiaia -, além de toda a região Sul e sudeste de São Paulo.