O Virus FlyTrap já infectou mais de 10.000 dispositivos em cerca de 144 países, fazendo um verdadeiro estrago nas informações pessoais. Ele é um malware trojan, que “acessa dados de localização, endereços de IP, e-mail, IDs de Facebook, cookies, tokens de login, entre outros”.
Com o FlyTrap os hackers sequestram a conta de Facebook do usuário, enviam links phishing aos contatos, se utilizando das mensagens diretas ou das postagens. Infelizmente esses links podem esconder outros vírus ainda mais perigosos.
Os cibercriminosos distribuem por meio de aplicativos existentes na Play Store, ou outras lojas de aplicativos que atendem aos usuários de Android. Se utilizam também de “anúncios falsos, promessas de códigos gratuitos da Netflix, cupons do Google AdWords e até ingressos para partidas de futebol”.
Portanto, o melhor jeito de se livrar dessas ameaças é tomar cuidado para não cair na tentação de clicar nesses anúncios, pois basta um clique para que peçam seu login no Facebook; e por meio da linguagem Javascript coletam seus dados e espalham rapidamente com links e aplicativos aparentemente legítimos.
O Google assegura que já removeu o malware da Play Store, mas ele pode estar disponível em anúncios ou outros sites. Portanto, não instale nenhum aplicativo sem instalar antes um antivírus ou antimalware; não faça permissões desnecessárias durante a instalação; não faça download de aplicativos desconhecidos, mesmo que esteja no Play store; nunca entregue as informações da sua conta do Facebook e nem faça login por outras redes que não a oficial.