Antonio Batista da Silva, fundador da Fazenda Jabuticabal, propriedade com mais de 42 mil pés de jabuticaba, morreu aos 97 anos, nesta sexta-feira (29), em Hidrolândia, ele faleceu na propriedade dele, no distrito de Nova Fátima, de causas naturais.
A Fazenda Jabuticabal é reconhecida nacional e internacionalmente por sua vasta quantidade de pés de jabuticaba. Em setembro deste ano, Marcos Paulo Batista, neto do Senhor Antônio, engenheiro químico e industrial, revelou que a propriedade abriga um total de 42 mil pés da fruta. Em 2023, passou a ser considerada a segunda melhor fruta do mundo pelo ranking do site TasteAtlas.
O prefeito de Hidrolândia, José Délio, prestou homenagem ao empresário que, de acordo com ele, mudou a história da cidade. “Antônio não apenas cultivou frutas, mas cultivou um espírito comunitário e um exemplo de resiliência.”
A Fazenda e Vinícola Jabuticabal, localizada a menos de uma hora de Goiânia, é reconhecida como o maior pomar de jabuticaba do Brasil e do mundo. Em 1947, Luiz Antônio deu início ao plantio dos primeiros pés de jabuticaba na fazenda, situada no distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia-GO.
No ano de 1999, deram início a uma vinícola que também se encontra disponível para visita. No interior das instalações da fazenda, há uma fábrica que dispõe de uma ampla gama de produções. Além das próprias frutas, é possível degustar vários derivados delas.
Desde então, a propriedade expandiu-se consideravelmente, a ponto do empresário afirmar que o indivíduo capaz de degustar uma fruta de cada planta se tornaria o novo dono das terras.
Pioneiro, o local proporciona atividades de ecoturismo desde a década de 1960, chegando a receber atualmente mais de duas mil pessoas em um único final de semana. A propriedade detém o maior pomar de jabuticaba, com 42 mil jabuticabeiras distribuídas em uma área de 100 hectares.