Seja bem vindo ao nosso site TV Iporá - Qualidade e Eficiência.

TV Iporá
PERFIL TIKTOK
Brasil

Especialista em segurança cibernética alerta risco em trend do Instagram; confira

Compartilhamento de informações pessoais pode enfraquecer dispositivos de segurança

Publicada em 02/01/24 às 22:09h - 36 visualizações

por Jornal Opção


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)

Uma corrente do Instagram, batizada de ‘Get to Know Me’ pode ser utilizada para o roubo de dados pessoais que podem ser utilizadas em respostas à perguntas de segurança. O perigo foi notado pela analista de risco cibernético Eliana Shiloh, formada pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América.

A ideia da corrente é induzir os usuários a compartilhar informações pessoais como idade, altura, tamanho de sapato, signo do zodíaco, comidas preferidas, nome de animais de estimação, nome da rua onde passou a infância e etc.

Em um vídeo publicado no Tik Tok, a especialista conta que ao começar a responder a trend percebeu a semelhança com as perguntas de segurança utilizadas por serviços online para ajudar na recuperação de senhas. “Eu literalmente comecei a responder e então pensei, espere um minuto… estas são as respostas às minhas perguntas de segurança”. Ela complementou: “Isso é um alerta. Se você seguiu essa tendência, exclua essa porcaria agora mesmo. Livre-se disso, remova todas as provas disso da internet”

Brasil é o país com mais ataques a dispositivos móveis na América Latina

O Panorama de Ameaças de 2023 mostrou que o Brasil sofreu 1,2 milhão de ataques à dispositivos. O número coloca o País na liderança da América Latina e no 5º lugar no cenário global.

Para se ter ideia, o levantamento mostrou 2,3 milhões tentativas de infecção na América Latina. Além do Brasil, completam o ranking México (8ª na posição global), Equador (23ª), Colômbia (30ª), Argentina (45ª), Peru (46ª) e Chile (54ª).

As principais ameaças detectadas são os apps que exibem propaganda indesejada (+70%). Porém, alguns registros chamam atenção tanto pelo alto grau de perigo quanto pela novidade.

O primeiro destaque fica para o app Cerberus, que é um programa comercializado formalmente em lojas oficiais, mas é classificado como um programa de espionagem e comumente usado para rastrear parceiros, especialmente mulheres. O crime de perseguição (stalking) é detalhado no relatório “O status do Stalking em 2022” da Kaspersky, e os países mais afetados na região são o Brasil (que é o segundo na lista global) e o México (10º na lista global).

O outro destaque fica por conta do app de empréstimos SpyLoan. Este golpe é disseminado por anúncios em redes sociais e oferece empréstimo com taxas abusivas – porém o problema é que o app bloqueia o celular da vítima caso atrase ou não pague a parcela devida.
Foram registrados também casos de roubo de informações pessoais e fotos com foco em extorquir a pessoa a pagar o que devia. Este modelo financeiro virou febre no México, que registrou o maior número de bloqueios no mundo dessa ameaça. Outros países afetados foram a Colômbia, Peru, Chile e Brasil.

Brasil exportador de golpes
Os trojans bancários também aparecem nas plataformas móveis. Na lista das ameaças mais comuns, o ranking é liderado pelos golpes criados no Brasil (trojan Banbra, Brats e Basbanke) – estes que representam quase 60% das tentativas de infecção para celular na América Latina nos últimos 12 meses. Para os especialistas da empresa, essa é uma forte tendência e os grupos de criminosos brasileiros deverão se expandir ainda mais ao redor do mundo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Iporá
Visitas: 144726   Usuários Online: 110
Nosso Whatsapp (64) 99267-3371
Copyright (c) 2024 - TV Iporá

Seja bem vindo ao nosso site TV Iporá - Qualidade e Eficiência!

Converse conosco pelo Whatsapp!