O Governo de Goiás declarou situação de emergência por causa da dengue nesta sexta-feira (3). O estado goiano atingiu, por quatro semanas consecutivas, a taxa de incidência de casos suspeitos de dengue acima do limite definido no Plano de Contingência Estadual para Arboviroses.
Só neste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 22.275 casos de dengue e duas mortes. O número representa um aumento de 58% na comparação com o mesmo período de 2023.
Em decreto, o Governo autoriza medidas necessárias para evitar internações, casos graves e mortes. O decreto determina uma atuação conjunta para a execução de atividades de visitação domiciliar e demais ações de campo visando o combate ao mosquito Aedes aegypti
Rasível dos Reis, secretário de Estado da Saúde, disse que 56 municípios goianos estão em estado de emergência. Segundo ele, o Governo abriu uma Sala de Situação das Arboviroses e do Gabinete de Combate à Dengue. O projeto visa monitorar a situação epidemiológica e apoiar os municípios nas iniciativas de combate ao mosquito.
O secretário informou que a circulação viral da dengue no Brasil é preocupante e pode provocar uma inversão sorológica. Conforme Rasível, está autorizada a dispensa de licitação e a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos de dengue.