Iporá enfrenta surto de dengue com 482 caos notificados e um óbito.
A Prefeita Municipal de Iporá, exercendo suas atribuições conferidas pela Constituição da República e pela Lei Orgânica do Município, declarou estado de alerta devido ao surto de dengue que assola a cidade. Até a 5ª semana epidemiológica do ano corrente, foram notificados 482 casos de dengue, com três caos ainda em investigação e um óbito confirmado decorrente da doença.
A situação é considerada crítica, uma vez que a taxa de incidência de casos suspeitos de dengue ultrapassou o limite superior do diagrama de controle por quatro semanas epidemiológicas consecutivas. Esse critério faz parte do Plano de Contingência Estadual para Arboviróses, que se baseia no Pano Nacional de Contingência para Arbovirose.
A prefeita reconhece os prejuízos socioeconômicos causados pela dengue no município e destaca o aumento das demandas relacionadas à doença. A administração municipal está empenhada em combater o surto e minimizar seus impactos na comunidade.
A situação em Iporá serve como um lembrete da importância das medidas de prevenção contra a dengue, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A população é incentivada a colaborar, mantendo seus quintais limpos e evitando o acúmulo de água parada, ambiente propicio para a reprodução do mosquito.