A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou a primeira morte por chikungunya em território goiano. De acordo com a pasta, a vítima era uma idosa. Ela morreu em janeiro deste ano, em Serranópolis, na região sudoeste.
Vale lembrar, a doença também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e a zika vírus. Ainda segundo a SES, Goiás tem mais de 2,4 mil casos notificados da doença só em 2024. Desse total, são 1,8 mil confirmações até o momento.
O número de mortes por dengue também subiu. Ao todo, já são 21 óbitos confirmados em todo Estado. Anápolis é o município com mais casos confirmados, com total de seis. Também há confirmações em Goiânia, Alto Horizonte, Aurilândia, Caldas Novas, Luziânia, Águas Lindas, Cristalina e Iporá.
Ainda de acordo com a SES, outras 68 mortes suspeitos estão sendo investigados pelo Comitê Estadual de Investigação de Óbito Suspeito por Arboviroses. Ao todo, 24.612 casos da doença foram confirmados em Goiás, com 60.044 notificações