Não se fala em outra coisa. Madonna já chegou ao Brasil para encerrar a The Celebration Tour com um show no próximo sábado, 4 de maio, nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A apresentação gratuita, que faz parte da turnê comemorativa aos 40 anos de carreira da artista, será a maior da rainha do pop com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas. Confira abaixo alguns números referentes ao show.
Madonna chegou ao Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (29), para um único concerto na América do Sul, marcado para iniciar às 21h45 e terminar às 23h45. Mas a festa começa bem antes, com DJs tocando a partir das 19h e o DJ Diplo assumindo o comando às 20h.
Dois dos três aviões fretados pela loira já pousaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim, trazendo 270 toneladas de equipamentos, incluindo 45 baús cheios de roupas dos bailarinos e da própria cantora. Entre essas roupas, destaque para os 40 pares de luvas de boxe.
Para garantir que tudo esteja perfeito, pelo menos 30 caminhões estão sendo usados para levar os equipamentos até o local do show, em frente ao Hotel Copacabana Palace. E não é só isso: Madonna e sua equipe, composta por mais de 200 pessoas, ocupam 90 quartos no próprio hotel, onde montaram três academias para se manterem em forma durante a estadia. 5 salões do local estão reservados para ensaios.
O palco fica a três metros de altura e possui 820 metros quadrados, o dobro do tamanho dos palcos de todos os outros 80 shows da turnê. A passarela que ligará o hotel ao palco também já está sendo montada.
A boca de cena deste palco, de um lado a outro, tem 24 metros (geralmente, os grandes palcos possuem 20 metros de um lado a outro) e pé direito de 18 metros. Serão construídas três passarelas conectadas com o palco para que Madonna se movimente entre o público, e um elevador (a central tem 22m de extensão e as laterais, 20m cada).
A Polícia Militar mobilizou 3,2 mil militares para garantir a segurança do evento. Para acessar a orla, assim como no Ano-Novo, haverá 12 pontos de bloqueio e 18 pontos de revista com detectores de metal. Itens como garrafas de vidro, objetos cortantes e vasilhames serão retidos.
A tropa estará equipada com 12 câmeras de reconhecimento facial, 64 viaturas e 4 drones. Um centro de controle será montado na Praça do Lido, e 65 torres de patrulhamento estarão espalhadas na areia.
O esquema de segurança começará a ser implementado a partir desta segunda (29), com patrulhamento intensificado em Copacabana e áreas próximas. O 19º BPM (Copacabana) estará ativo 24 horas por dia até o evento. Nesta segunda, o Batalhão de Choque fez a escolta da cantora do aeroporto do Galeão até Copacabana, onde ficará hospedada.
Agentes já estão circulando pelo bairro para evitar acampamentos, que não serão permitidos. Para cuidar do público durante o concerto, haverá pontos de hidratação na praia.
1.130 homens da Guarda Municipal, além de 800 bombeiros, incluindo guardas-vidas, integram a segurança.
Essa é a 4ª vez que a Madonna se apresenta no Brasil. A última foi há 12 anos. A intérprete de ‘Hung Up’ já cantou no país em 1993 com a turnê ‘The Girlie Show’, a ‘Sticky and Sweet Tour’, em 2008 e a ‘MDNA’ em 2012.
Segundo o estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Madonna no Rio – 2024”, o evento deve movimentar R$ 293,4 milhões na economia carioca, valor 30 vezes maior do que os R$ 10 milhões investidos pela prefeitura em patrocínio.
Estima-se que em maio a arrecadação de ISS de atividades relacionadas ao show, como turismo, transporte, eventos, setor aeroportuário e rodoviário, seja de R$ 60,9 milhões, com um crescimento de R$ 10,2 milhões em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
A Embratur, por sua vez, acredita no aumento de quase 30% de turistas estrangeiros no fim de semana do evento. Ao menos 7.500 passagens áreas foram emitidas. As maiores procuras vêm da Argentina, Chile, Estados Unidos, França e Reino Unido.
A TV Globo já vendeu três cotas de patrocínio para a exibição do concerto na TV aberta e outras plataformas. Cada cota foi negociada por cerca de R$ 17 milhões. A prioridade de negociação foi com os patrocinadores do show. Além do Itaú, o Grupo Heineken, que também é parceiro da apresentação da rainha do pop, comprou outro espaço. A marca de cosméticos Nivea ficou com uma terceira cota. A emissora ainda negocia um possível quarto patrocinador.
Ao todo, a emissora já arrecadou R$ 51 milhões, o que cobre os custos de produção e ainda traz lucro para a empresa.