Cientistas da Universidade de Washington defendem que uma forma de resfriar a Terra e contornar as mudanças no clima é usar nuvens como refletores gigantes da luz solar. No entanto, as primeiras tentativas do experimento ao ar livre geraram preocupação entre autoridades da Califórnia.
A nova tecnologia visa aumentar o brilho das nuvens injetando sal marinho em spray para aumentar a formação de gotículas de água, criando assim nuvens mais densas que refletem mais luz solar. Os primeiros testes seriam realizados na cidade de Alameda, Califórnia.
Em comunicado divulgado esta semana, o Programa de Pesquisa de Brilho de Nuvens Marinhas da Universidade de Washington argumentou que os aerossóis de sal marinho “operam bem abaixo dos limites estabelecidos para impacto ambiental ou na saúde humana”.
O programa também afirma que a cidade já foi informada sobre detalhes do experimento e apenas exigia outra revisão depois que o estudo começou a ganhar atenção da mídia. A decisão final da Câmara Municipal de Alameda será anunciada no dia 4 de junho.