O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, se envolveu em um acidente de helicóptero neste domingo, 19, conforme relatado pela TV estatal iraniana IRNA. As 16 equipes de resgate estão enfrentando desafios devido às más condições climáticas, com neblina e ventos que dificultam as operações. Até o momento, não há informações disponíveis sobre o estado de saúde de Raisi.
O incidente ocorreu nas proximidades da cidade de Jolfa, próxima à fronteira com o Azerbaijão, a cerca de 600 quilômetros a noroeste de Teerã, a capital iraniana. Além do presidente, estavam a bordo o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, e o governador da província iraniana conhecida como Azerbaijão Oriental.
De acordo com a legislação iraniana, se o presidente falecer, o vice-presidente assume o cargo, e uma eleição deve ser realizada em seis meses. O atual vice-presidente é o conservador Mohammad Mokhber.
Raisi foi eleito em junho de 2021, no primeiro turno, e é considerado um político ultraconservador. Ele recebeu apoio do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que elogiou a eleição como uma vitória nacional contra a “propaganda inimiga”.
Em outubro de 2023, o então presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou uma reunião bilateral com Raisi durante a cúpula dos Brics, sediada na África do Sul, em Joanesburgo. Este encontro aconteceu após o Irã ser confirmado como o mais recente membro do grupo.