O mês de julho em Goiás será marcado por manhãs frias, principalmente na região sudoeste do estado, mas com temperaturas voltando a subir ao longo do dia, de acordo com a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas da Semad Goiás.
“Teremos uma incursão de massa de ar polar com mais intensidade no dia 14, mas ainda não há previsão de frio intenso em Goiás”, explica André Amorim, gerente do Cimehgo, ao Mais Goiás. “É uma situação que por enquanto aponta temperaturas baixas pelas manhãs, mas ao longo do dia as temperaturas voltam a subir. “.
Amorim ressalta que a previsão é de um “friozinho vai-e-vem”, com temperaturas elevadas à tarde e baixa umidade relativa do ar. “As ondas de frio vão atuar no Brasil, mas ainda há uma dificuldade de chegar em Goiás com tanta intensidade devido a um bloqueio atmosférico no Brasil Central”, explica.
Esse bloqueio atmosférico também impede a formação de chuvas, o que contribui para o tempo seco previsto para o mês. “Ainda não é momento e nem prognóstico de frio o dia todo”, conclui Amorim.
Para se ter uma ideia, em Goiânia, a capital, os termômetros podem chegar a 31ºC, com umidade relativa do ar variando entre 22% e 80%. A previsão é do boletim meteorológico divulgado pelo Cimehgo. Em todo o estado, as temperaturas máximas estarão em elevação, enquanto as mínimas serão mais baixas pela manhã. A umidade relativa do ar estará em declínio durante a tarde, atingindo níveis de atenção.
Em Rio Verde, por exemplo, os termômetros podem chegar a 12ºC e o boletim mostra que Jataí terá mínimas de 13ºC. Ambas as cidades estão situadas na região sudoeste do estado.