Seja bem vindo ao nosso site TV Iporá - Qualidade e Eficiência.

TV Iporá
PERFIL TIKTOK
Brasil

Entenda o que é rabdomiossarcoma; doença rara confundida com rinite que levou menino de 13 anos à morte

Menino de 13 anos vítima de tipo raro de câncer nos EUA. Tumor cujos sintomas se assemelham à rinite foi descoberto em estágio 3

Publicada em 09/07/24 às 15:21h - 33 visualizações

por GUSTAVO SOARES


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução)

O adolescente Jake Swinscoe de 13 anos faleceu em abril deste ano no Reino Unido em decorrência de um câncer raro que afeta os gânglios linfáticos, pequenas estruturas que funcionam como filtros na defesa contra substâncias nocivas. A rabdomiossarcoma alveolar já se encontrava no estágio 3. Por conta da localização do tumor não era uma opção a retirada com cirurgia. 

A quimioterapia comprovou o câncer original em 90%. Exames feitos depois apontaram que o tumor se espalhou para a medula espinhal e por consequente para o fluido envolta do cérebro. O tratamento não pôde ser realizado pelo nível de complexidade do caso. Especialistas afirmam que o câncer rabdomiossarcoma é maligno e nasce de células que se desenvolvem nos músculos, geralmente na infância. 

Linfonodos ou gânglios linfáticos são órgãos encapsulados formados por tecido linfoide | Foto: Brasil Escola

São dois os tipos de rabdomiossarcoma: embrionário, mais comum e que se manifesta muito em bebês e crianças. Pode se desenvolver em várias partes do corpo como cabeça, pescoço, bexiga, vagina, próstata e testículos. No caso da rabdomiossarcoma alveolar, recorrente em crianças e adolescentes, o tórax, braços e as pernas são principalmente afetadas. 

Área comprometida pelo tumor rabdomiossarcoma alveolar | Foto: Reprodução

Os sintomas da patologia se assemelham com manifestações de rinite, a doença respiratória. Jake Swinscoe sofreu com os sintomas de congestão nasal e olhos lacrimejantes. Além de que as pessoas acometidas pelo câncer podem apresentar alteração da voz, coriza com muco e pus, dores abdominais, dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, nódulo duro, olhos salientes e dores oculares. O tratamento passa por cirurgia, quimioterapia e às vezes considera-se radioterapia.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Iporá
Visitas: 145020   Usuários Online: 273
Nosso Whatsapp (64) 99267-3371
Copyright (c) 2024 - TV Iporá

Seja bem vindo ao nosso site TV Iporá - Qualidade e Eficiência!

Converse conosco pelo Whatsapp!