As gêmeas siamesas Lara e Larissa morreram nesta sexta-feira (23), em Aparecida de Goiânia. A mãe das crianças informou o falecimento em um perfil das irmãs no Instagram. “Nossas princesas lutaram e agora foram morar com Deus”, escreveu a autônoma Kátia Cardoso, em comunicado. Não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento, e nem detalhes acerca do óbito.
Lara e Larissa nasceram no dia 11 de outubro de 2023, unidas pelo tórax, abdômen e bacia. Pesavam juntas 3,6 kg. O parto da mãe aconteceu no Hospital Estadual da Mulher Jurandir do Nascimento (Hemu), em Goiânia, e as crianças ficaram na UTI por 59 dias. Em seguida, elas foram transferidas para Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), na cidade.
Em janeiro deste ano, as irmãs passaram por um cateterismo no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), também em Goiânia. Depois, elas retornaram para o Hecad e tiveram alta em 7 de agosto, indo para uma casa em Aparecida.
Natural do Mato Grosso, Kátia é casada e tem outra filha. Ela chegou a Goiânia em setembro, com 31 semanas de gravidez, para fazer acompanhamento com o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, que é especialista em gêmeos siameses.
O médico e deputado federal Zacharias Calil também se manifestou pelas redes sociais. “Durante o tempo em que tive o privilégio de acompanhá-las, vi o amor, o cuidado e a dedicação que os pais e os profissionais sempre demonstraram a elas”, disse o cirurgião.
“Elas, embora por um breve período, trouxeram luz e amor para todos que tiveram a sorte de conhecê-las”, continuou. Ele ainda desejou sentimentos de pesar à família.