Um idoso de 60 anos foi encontrado em condições degradantes em sua própria casa, no Setor Jardim Dom Fernando, em Goiânia, na última quarta-feira (4). A vítima, desnutrida, com lesões e vivendo em um ambiente insalubre, foi resgatada pela Polícia Civil e encaminhada para atendimento médico. O responsável pelos cuidados do idoso, seu irmão de 56 anos, foi preso em flagrante suspeito pelos crimes de maus-tratos e abandono de incapaz.
Diante da gravidade das lesões e da desnutrição avançada, os policiais civis solicitaram com urgência o apoio do Corpo de Bombeiros. A equipe de resgate, ao constatar a situação crítica do idoso, o imobilizou em uma maca e o transportou rapidamente para a UPA do Setor Novo Mundo.
A equipe da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) chegou ao local após denúncias de maus-tratos e abandono. Ao adentrarem o imóvel, os policiais se depararam com o idoso deitado no chão, sujo, sem higiene e com ferimentos pelo corpo, em meio a fezes e urina. A casa apresentava condições precárias, com falta de água encanada e alimentos.
Diante das condições insalubres e da falta de cuidados básicos, o responsável pelo idoso justificou a situação alegando a falta de água encanada, a geladeira desligada e a despensa vazia. “No armário da casa havia apenas um pacote de bolachas e uma lata de achocolatado”, detalhou a Polícia Civil.
O responsável pelos cuidados do idoso, seu irmão de 56 anos, foi preso em flagrante pelos crimes de maus-tratos e abandono de incapaz. Segundo a polícia, o homem, mesmo sendo pedreiro e tendo emprego, não demonstrava qualquer preocupação com o bem-estar do irmão.
Apesar de ter mais dois irmãos, o agressor nunca buscou ajuda para cuidar do idoso. Os outros familiares já foram identificados e serão ouvidos pela polícia. A prisão faz parte da Operação Desumanus, em sua 12ª fase, que combate os crimes de maus-tratos e abandono de idosos.