Denis Villeneuve apareceu no podcast “Little Gold Men” da Vanity Fair e enfatizou que o terceiro filme da franquia “Duna”, baseado no romance “O Messias de Duna” de Frank Herbert, não está sendo desenvolvido como a conclusão de uma trilogia aos seus olhos. A Legendary confirmou em abril que o desenvolvimento de “Dune 3” estava em andamento após o sucesso de bilheteria de “Dune: Parte 2”, que arrecadou US$ 711 milhões em todo o mundo no início deste ano.
“Primeiro, é importante que as pessoas entendam que, para mim, foi realmente um díptico”, disse Villeneuve sobre os dois primeiros filmes “Duna”. “Foi realmente um par de filmes que serão a adaptação do primeiro livro. Isso está feito e concluído. Se eu fizer um terceiro, que está em processo de escrita, não é como uma trilogia. É estranho dizer isso, mas se eu voltar lá, é para fazer algo que pareça diferente e tenha sua própria identidade.”
“O Messias de Duna” se passa 12 anos após os eventos do primeiro romance “Duna”, então uma adaptação cinematográfica provavelmente teria que envelhecer o elenco jovem de Villeneuve, que inclui Timothee Chalamet, Zendaya, Florence Pugh e mais. O diretor disse “Eu sei como fazer isso” quando perguntado sobre como ele planeja envelhecer o elenco, mas não compartilhou detalhes de seu plano.
Villeneuve há muito tempo expressou interesse em fazer um terceiro filme de “Duna” e frequentemente disse que isso marcaria sua saída final na franquia. A série literária de Herbert continuou para mais romances, e Villeneuve disse que se sente confortável com outros diretores assumindo o comando.