Uma organização que representa a comunidade haitiana na cidade de Springfield, no estado de Ohio, anunciou que fez uma denúncia criminal contra o candidato à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu vice, o senador J.D Vance.
Tanto Trump quanto Vance vem espalhando boatos, já desmentidos, que imigrantes haitinos da cidade estariam comendo animais de estimação de vizinhos. A mentira chegou a ser falada por Trump durante debate contra Kamala Harris (Democrata) no dia 10 de setembro.
A denúncia criminal foi feita pela Haitian Bridge Alliance por conta da omissão da promotoria local. O grupo denunciou os candidatos por atrapalhar serviços públicos, alarme falso, assédio midiático e ameaça, entre outros. As informações foram divulgadas pelo escritório de advocacia que representa a entidade.
Por conta dos ataques, a cidade de Ohio se tornou centro das atenções no país e as falas inflaram o debate anti-imigração nos Estados Unidos. O município chegou a sofrer ameaças de bomba a sua prefeitura. Essas ameaças supostamente foram feitas por um morador revoltado com a imigração, e cancelou um festival que celebraria a cultura e a diversidade da cidade de cerca de 60 mil habitantes e aconteceria entre os dias 27 e 28 de setembro.
Springfield tem cerca de 15 mil habitantes haitianos. Esses imigrantes se mudaram ao município por conta das ofertas de emprego de montadoras de carro e fabricantes de chips. A maioria dos cidadãos tem autorização para viver e trabalhar no país.