O vírus da Encefalite Equina Oriental (EEE, em inglês) tem preocupado a população dos Estados Unidos, especialmente em anos onde a doença está em pico. Transmitido por mosquitos, o EEE pode causar encefalite, um inchaço no cérebro que pode ser fatal. Em entrevista à CBS News, a Dra. Céline Gounder afirmou que a doença é “extremamente rara”. Ainda assim, alguns casos têm causado grande alarme.
No início de 2024, em New Hampshire, um homem de 41 anos morreu uma semana após ser hospitalizado devido a uma grande complicação no sistema nervoso central causada pela infecção pelo EEE. Infelizmente, ele não foi a única morte que levantou questões sobre o vírus. O estado de Nova York registrou o primeiro óbito pelo vírus EEE, e a governadora Kathy Hochul comentou a notícia dizendo que “a encefalite equina oriental está diferente este ano”.
O vírus da Encefalite Equina Oriental tem se tornado uma preocupação crescente nos Estados Unidos, especialmente em anos de surtos. Transmitido por picadas de mosquitos, o EEE pode causar encefalite, uma inflamação do cérebro que pode ser fatal. Embora os casos em humanos sejam raros, a gravidade da doença e a possibilidade de complicações sérias têm gerado alarme entre as autoridades de saúde.
O EEE é comum em áreas úmidas, como pântanos, e, de acordo com a CBS News, especialistas acreditam que os cavalos podem ser animais hospedeiros, daí a palavra “equino” no nome. Para minimizar o risco de infecção pelo vírus EEE e se proteger, alguns hábitos podem ser incorporados à rotina, como o uso de repelentes e roupas apropriadas, como blusas com mangas compridas e calças.
Alguns estados dos EUA, por decisão das autoridades, estão utilizando caminhões e aviões para pulverizar inseticidas. Estas ações visam controlar a população de mosquitos e, consequentemente, reduzir a transmissão do vírus. Além disso, é essencial que a população adote práticas de prevenção no dia a dia para minimizar os riscos.
Ser infectado com o vírus da Encefalite Equina pode resultar em uma gama de sintomas. Enquanto algumas pessoas podem não apresentar muitos sintomas, os principais sinais da infecção incluem:
O diagnóstico precoce é vital para o tratamento eficaz da encefalite. Caso alguém apresente os sintomas mencionados acima após possível exposição a mosquitos, é recomendado buscar atendimento médico imediatamente. O diagnóstico precoce pode fazer a diferença no resultado do tratamento e reduzir significativamente a gravidade da doença.