Astrônomos detectaram sinais de rádio repetitivos vindos de um planeta fora do Sistema Solar, que está a 12 anos-luz da Terra. Os cientistas chamam esse planeta de YZ Ceti B, ele tem aproximadamente o mesmo tamanho do planeta Terra e orbita a estrela YZ Ceti. O sinal captado demonstra que o exoplaneta pode ter campo magnético e atmosfera.
A revista Nature Astronomy publicou um estudo detalhando as descobertas relacionadas ao caso no dia 3 de abril de 2023. Os cientistas defendem que os sinais de rádio surgem a partir da interação entre o campo magnético do planeta e a estrela que ele circunda.
No planeta Terra, o campo magnético protege a atmosfera, desviando partículas energéticas e plasma oriundo do Sol. Ou seja, campos magnéticos podem impedir que a atmosfera diminua ou seja corroída com o passar do tempo.
A pesquisa ajuda a expandir o conhecimento sobre mundos que tem potencial para abrigar vida. O principal autor do estudo, Sebastian Pineda, astrofísico pesquisador da Universidade do Colorado em Boulder, disse que para que as ondas sejam detectadas na Terra, devem ser muito fortes.
“Se um planeta sobrevive com uma atmosfera ou não, pode depender se o planeta tem um forte campo magnético ou não”, disse Pineda. Entretanto, como não costumam ser visíveis a olho nu, o pesquisador explica que estão tentando desenvolver uma forma de enxerga-los.
“Se o planeta tiver um campo magnético e atravessar material estelar suficiente, fará com que a estrela emita ondas de rádio brilhantes”, relata o especialista.
A Terra leva 365 dias para dar a volta em torno do Sol, enquanto isso, o YZ Ceti B orbita sua estrela em apenas dois dias terrestres. Em comparação com o Sistema Solar, a órbita mais curta é a de Mercúrio, feita em 88 dias terrestres.
Nesse movimento, enquanto gira entorno de sua estrela, o plasma da estrela colide com o campo magnético do planeta. Então o plasma ricocheteia e interage com os campos magnéticos, da estrela e do planeta.
Dessa forma, as trocas de energia e reações envolvendo o plasma, criam e liberam fortes ondas de rádio. Esses são os sinais detectados no planeta Terra.