RIO DE JANEIRO (AGÊNCIA O GLOBO) – Seis pessoas testaram positivo para HIV após receberem órgãos transplantados no Estado do Rio, caso inédito no Brasil. A informação foi divulgada pela Bandnews nesta sexta-feira e divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) ao GLOBO. O laboratório privado, contratado por licitação pela Fundação Saúde para atender o programa de transplantes, passou por uma fiscalização da Anvisa e foi interditado, após inúmeras irregularidades. Com isso, os exames passaram a ser realizados pelo Hemorio. O Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) investiga o caso.
A notificação do primeiro caso foi feita no dia 10 de setembro, segundo a matéria da Bandnews. O exame para HIV de dois doadores havia dado negativo na época da morte, mas eles eram soro positivos.
Por nota, a secretaria informou que esta é uma “situação sem precedentes” e que “o serviço de transplantes no estado do Rio de Janeiro sempre realizou um trabalho de excelência e, desde 2006, salvou a vida de mais de 16 mil pessoas.”