Seja bem vindo ao nosso site TV Iporá - Qualidade e Eficiência.

TV Iporá
PERFIL TIKTOK
Brasil

Estudo identifica mais de 600 tipos de vírus em escovas de dente e chuveiros

Ambiente úmido pode contribuir

Publicada em 26/10/24 às 16:20h - 11 visualizações

por Otavio Augusto


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)

Uma pesquisa recente revelou a presença de mais de 600 tipos de vírus em escovas de dente e chuveiro, ou seja superfícies domésticas. Cerca de 126 objetos foram analisados, incluindo 34 escovas de dente e 92 chuveiros, nos quais também foram identificadas 32 famílias de bactérias. O estudo, publicado na revista Frontiers in Microbiomes, aponta que a descoberta pode colaborar na luta contra bactérias resistentes a antibióticos.

600 tipos de vírus em escovas de dente e chuveiros

A pesquisa foi conduzida nos Estados Unidos e envolveu o trabalho da professora associada Erica Hartmann, da Universidade Northwestern. Segundo ela, embora a presença de alguns microrganismos em ambientes domésticos seja esperada, o número encontrado surpreendeu. No entanto, Hartmann ressalta que a maioria dos vírus identificados é do tipo bacteriófago, o que significa que afetam apenas bactérias e, por isso, representam baixo risco direto à saúde humana.

A pesquisa sugere que o ambiente e a fonte de água podem influenciar a presença desses microrganismos. Nos casos analisados, as bactérias detectadas nas escovas de dente eram comuns na boca humana, o que pode ter fornecido um ambiente ideal para o desenvolvimento dos vírus. Esse cenário, segundo Hartmann, indica que os bacteriófagos identificados podem ter potencial no combate a bactérias super-resistentes, uma questão urgente de saúde pública.

O uso de vírus que atacam especificamente bactérias pode se tornar uma estratégia de combate a infecções bacterianas resistentes. A equipe responsável pelo estudo investiga diferentes ambientes para encontrar microrganismos que possam servir como alternativa ao uso de antibióticos convencionais. Segundo Hartmann, ampliar o número de amostras e explorar outros objetos seria essencial para identificar padrões mais claros e desenvolver métodos mais eficazes contra microrganismos prejudiciais.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Iporá
Visitas: 139684   Usuários Online: 40
Nosso Whatsapp (64) 99267-3371
Copyright (c) 2024 - TV Iporá

Seja bem vindo ao nosso site TV Iporá - Qualidade e Eficiência!

Converse conosco pelo Whatsapp!