O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou a realização de um novo treinamento nuclear nesta terça-feira (29), que marca o segundo exercício desse tipo em apenas duas semanas. Em um vídeo divulgado pelo Kremlin, o russo defendeu a necessidade de manter as forças nucleares do país preparadas. Segundo ele, o uso dessas armas seria uma “medida extremamente excepcional”.
O Ministério da Defesa russo divulgou imagens do exercício nuclear e detalha que o treinamento incluiu lançamentos práticos de mísseis balísticos e de cruzeiro.
Putin declarou: “Continuaremos a aprimorar todos os seus componentes. Os recursos para isso estão disponíveis. Não entraremos em uma nova corrida armamentista, mas manteremos as forças nucleares em um nível de eficiência necessário. Diante das crescentes geopolíticas e das novas ameaças externas, é crucial ter estratégias modernas sempre prontas para uso.”
No mês passado, Putin aprovou mudanças na doutrina nuclear da Rússia e estabeleceu as condições em que o país consideraria o uso de armas nucleares. Essas alterações significam que um ataque respaldado por uma potência nuclear pode ser interpretado como uma ameaça à soberania russa e serviria como um alerta claro aos Estados Unidos para eles não apoiarem a Ucrânia em ataques contra a Rússia.