A morte do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás Iris Rezende completa três anos neste sábado (9/11). O estadista faleceu aos 87 anos, em 2021, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele passou três meses internado em São Paulo, mas não resistiu.
Íris Rezende deu entrada no hospital no dia 31 de agosto de 2021, quando iniciou seu tratamento em Goiânia. Após isso, foi transferido para São Paulo para dar continuidade. Em outubro daquele ano, ele contraiu uma infecção pulmonar e passou a receber tratamento mais intensivo com o uso de antibióticos.
No dia 6 de novembro, sua situação de saúde foi agravada e ele passou a lutar contra um quadro de pneumonia. Três dias depois, o ex-líder dos goianos não resistiu e faleceu aos 87 anos de idade.
A trajetória política de Iris Rezende (MDB) se confunde com a história dos últimos 50 anos de Goiânia e de Goiás. Ele foi eleito vereador em 1958 e após isso, o emedebista ascendeu até se tornar prefeito da capital por quatro vezes e governador por outras duas.
Ele também foi senador, além ministro de Estado em duas oportunidades. Iris continuou ativo até se aposentar, em 2020.
Filha de Iris Rezende, Ana Paula Rezende Craveiro, relembrou a morte do pai nas redes sociais. “Sigo trilhando o caminho que ele nos deixou. Estou na fazenda, um dos lugares que mais sinto a presença dele. Seu lugar aqui está vazio, mas continua tão presente. Vive na minha saudade”, declarou.
Neste sábado (9/11), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, usou suas redes sociais para lembrar da data e homenagear Íris. “Há três anos, Goiás perdeu um de seus maiores líderes, mas o legado de Iris Rezende continua vivo em cada canto do nosso Estado”, escreveu.
Ele ainda agradeceu o impacto deixado por Íris. “Estar ao seu lado foi uma honra e um privilégio. Obrigado por tudo, Iris!”
Na época da morte de Íris Rezende, diversas autoridades prestaram suas homenagens ao político que marcou gerações em Goiânia e em Goiás. Em um post divulgado nas redes sociais, a prefeitura da capital destacou a trajetória de Íris desde seus tempos na roça.
“Suas histórias, contadas em ricos detalhes, narram sua trajetória desde os tempos na roça, passando pela participação nos movimentos estudantis que logo revelaram sua vocação para a política. Uma vocação que o levaria a 60 anos de vida política!”