Seja bem vindo ao nosso site TV Iporá - Qualidade e Eficiência.

TV Iporá
PERFIL TIKTOK
Brasil

Saúde alerta para riscos durante chuvas em Goiás

Publicada em 17/01/25 às 17:43h - 14 visualizações

por Jeice Oliveira


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Agência Brasil)

Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Goiás emitiu um alerta à população para tomar precauções durante o período de chuvas intensas. As enchentes podem contaminar alimentos e água potável, o que aumenta o risco de doenças graves como leptospirose, tétano, hepatite A e Doença Diarreica Aguda.

Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, “inundações e enchentes podem causar contaminação do sistema de abastecimento e dos sistemas alternativos, como cisternas e poços artesianos”. Além disso, a população deve buscar informações oficiais sobre as chuvas e os cuidados com doenças e vacinas. Em 2024, Goiás registrou 28 casos de leptospirose, com duas mortes.

Hepatite A e vacinação

Além de evitar contato com água contaminada e higienizar itens de cozinha antes de prA cobertura vacinal em crianças de 1 ano para hepatite A é de 74,62%. A população deve estar atenta aos sintomas de doenças, como fadiga, mal-estar geral, dor de cabeça, dor nas articulações e perda de apetite, e buscar atendimento médico em caso de necessidade.

Escorpiões e cobras

A combinação de chuvas e calor, aliada a locais com entulhos e escuros, cria um ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos, como escorpiões e cobras. Para evitar criadouros, é essencial observar os “4 As”: acesso, abrigo, alimento e água.

Acesso: vedar frestas e buracos em portas, janelas, paredes, ralos e tanques para impedir a entrada desses animais.

Abrigo: manter casa e áreas ao redor limpas. Examinar calçados, roupas e objetos pessoais antes de usá-los. Escorpiões preferem ambientes escuros e úmidos.

Alimento: eliminar focos de alimento, como lixo e restos de comida, que atraem animais peçonhentos. Caso encontre serpentes, contatar o Corpo de Bombeiros.

Água: estar atento a locais próximos a riachos e fontes de água, onde algumas serpentes podem ser encontradas.

Em caso de picada de algum desses animais, lave a região com água e sabão e procure uma unidade de saúde o mais rápido possível. Se possível, tire uma foto do escorpião ou cobra para facilitar o profissional de saúde a identificar o animal e o soro antiofídico.

eparar as refeições, a pasta também reforça a importância de estar com o calendário vacinal em dia, em especial com imunizantes contra tétano e hepatite A.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Iporá
Visitas: 192378   Usuários Online: 25
Nosso Whatsapp (64) 99267-3371
Copyright (c) 2025 - TV Iporá

Seja bem vindo ao nosso site TV Iporá - Qualidade e Eficiência!

Converse conosco pelo Whatsapp!