Seja bem vindo ao nosso site TV Iporá - Qualidade e Eficiência.

TV Iporá
PERFIL TIKTOK
Brasil

Desperdício de água no Brasil equivale ao consumo de um estado inteiro

Perdas no sistema de abastecimento poderiam suprir o Rio Grande do Sul por cinco anos

Publicada em 21/03/25 às 20:44h - 18 visualizações

por Luana Avelar


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução)

O desperdício de água no Brasil coloca em risco o abastecimento futuro e o acesso da população a esse recurso importante. No Dia Mundial da Água, celebrado nesse 22 de março, a Organização das Nações Unidas (ONU) reforça a importância da conscientização sobre o uso sustentável da água. Apesar de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, apenas 2,5% é doce e disponível para consumo humano. A ONU estima que, até 2030, a demanda global por água crescerá 40%, enquanto cerca de 2,1 bilhões de pessoas ainda vivem sem acesso à água potável em casa.

No Brasil, o Instituto Trata Brasil (ITB) alerta que o país não controla de maneira eficiente o uso dos recursos hídricos. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mostram que o volume de água potável perdido em operações de abastecimento poderia suprir o consumo de toda a população do Rio Grande do Sul, cerca de 10,6 milhões de pessoas, por pelo menos cinco anos. A região Norte lidera o desperdício, com perdas de 46,94%, seguida pelo Nordeste, com 46,67%. O Sudeste registra o menor índice, com 33,90%.

Vazamentos em tubulações internas e torneiras mal conservadas estão entre as principais causas do desperdício. Um buraco de apenas dois milímetros em um cano pode desperdiçar até 96 mil litros de água por mês. Uma torneira pingando pode resultar em uma perda de até 40 litros de água por dia. O aumento inesperado na conta de água e manchas de umidade em paredes e pisos são sinais de possíveis vazamentos que exigem atenção imediata.

Além de corrigir falhas estruturais, é preciso repensar o consumo diário. Pequenas mudanças de hábito, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, reduzir o tempo de banho e reutilizar a água da máquina de lavar para outras tarefas, podem fazer diferença. O uso mais consciente da água é necessário para garantir o abastecimento no futuro e evitar a escassez.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Iporá
Visitas: 237439   Usuários Online: 63
Nosso Whatsapp (64) 99267-3371
Copyright (c) 2025 - TV Iporá

Seja bem vindo ao nosso site TV Iporá - Qualidade e Eficiência!

Converse conosco pelo Whatsapp!