Projeto aprovado na Câmara Municipal de Iporá e sancionado pelo Poder Executivo, considera a área de proteção ambiental (APA) Morro do Macaco como Patrimônio Natural. A Lei nº 1824/2021, apresentada pela vereadora Viviane Specian (PT), garante que as pessoas continuem utilizando o local para visitação, passeio, prática esportiva, dentre outras, porém devendo proteger o que ali existe.
O objetivo é “manter a utilização do Morro do Macaco, cuidando do que temos”, destaca a vereadora. Solicita às pessoas que frequentam o local, que promovam ações de conservação do meio ambiente, evitando depredações e que não deixem lixo naquele lugar. Diante de noticiários recentes mostrando a degradação do cerrado, Viviane destaca a necessidade urgente de proteger o Morro do Macaco.
A vereadora alerta que a sociedade exerce papel fundamental para que a lei seja concretamente implementada. Qualquer ato de depredação deve ser comunicado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para que sejam tomadas as devidas providências. Acrescenta que o projeto aprovado e sancionado contou a contribuição de várias pessoas, em especial do professor Alex Batista Moreira Rios, pesquisador que possui importantes projetos desenvolvidos no Morro do Macaco.