De 17 a 25 de Novembro serão aplicadas nas escolas da Regional de Iporá as provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), em turmas de 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Com avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, o SAEB acontece nos oito municípios que compõem a Regional de Educação (Amorinópolis, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Iporá, Israelândia, Jaupaci e Palestina de Goiás).
Segundo a Coordenadora Regional de Educação de Iporá, Regiane Cândido da Silva Barbosa, este ano serão realizadas avaliações também de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Apenas uma escola da Regional foi selecionada: o Colégio Estadual Previsto de Morais, de Caiapônia, onde os estudantes farão provas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Regiane Cândido ressalta que todas as redes de ensino estão envolvidas no SAEB. Explica que nas redes municipal, estadual e federal os alunos de 5º e 9º ano (Ensino Fundamental) e 3ª série (Ensino Médio) realizarão as avaliações. Na rede privada será feita uma amostragem, e apenas uma turma da 3ª série do Ensino Médio fará as provas.
“Cada comunidade deve ficar atenta ao cronograma de sua escola”, alerta a Coordenadora Regional, e acrescenta que o Grupo Gestor cuidará da divulgação nas redes sociais. Outra questão que ela considera muito importante é “os pais estarem atentos para apoiar, enviando os filhos à escola”, disse. “Se a unidade escolar não obtiver 80% de frequência (nas turmas que serão avaliadas), o resultado da escola não será divulgado”, finalizou. O resultado do SAEB contribui para divulgação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de cada escola.