Os moradores de uma aldeia nas Ilhas Salomão se surpreenderam ao encontrar um sapo gigante durante uma caçada. Com 25 centímetros e aproximadamente 1 quilo, o anfíbio foi comparado ao tamanho de um bebê. A descoberta foi em abril e as fotos divulgadas pelos aldeões no Facebook estão se tornando virais.
Jimmy Hugo trapeçou no animal enquanto procurava porcos selvagens em Honiara. “Eu não conseguia acreditar no que estava vendo”, afirmou o aldeão ao portal de notícias estadunidense New York Post. Acredita-se que o anfíbio seja um sapo da Ilha Shortland.
Jodi Rowley, curadora de biologia de conservação de anfíbios e répteis do Museu Australiano, disse à Australian Geographic que nunca havia visto um tão grande. “É bastante incomum que eles cheguem a esse tamanho, então este devia ser bem antigo”, disse ela sobre o sapo na foto viral.
Jimmy Hugo explicou que algumas aldeias parecem gostar mais desta espécie de sapo do que de frango, por isso ele também é conhecido como “frango do mato”, mas são difíceis de capturar.
Como o caçador entrou o animal morto, toda a aldeia se alimentou com o sapo gigante. “Esperamos que da próxima vez que virmos um, ele ainda esteja vivo e vamos mantê-lo assim”, disse Jimmy Hugo.