O Congresso votou e aprovou nessa 5ª feira (15.jul) a LDO - Lei Orçamentaria da União – que consente que o valor do Fundo Eleitoral chegue a R$ 5,7 bilhões em 2022, que seguiu para sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Nesta 6ª feira (16.jul.2021), usuários do Twitter e políticos, usaram a hashtag #VetaBolsonaro, para que o presidente evite esse orçamento, que consideram um desrespeito ao cidadão brasileiro. O Fundo Eleitoral destina-se a partidos políticos e candidatos, para fazerem campanha nas eleições.
Para o colunista do UOL Tales Faria, pode haver reversão, mesmo com a repercussão negativa aos votos do Congresso. Faria “lembrou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode tanto deixar passar, quanto vetar o texto”.
A proposta do aumento do valor destinado às campanhas eleitorais dos políticos para as eleições de 2022, foi aprovada por 278 votos a 145, e no Senado por 40 votos a 33. Muitos políticos acreditam que esse dinheiro impede a corrupção, pois os candidatos não farão caixa dois e por isso mesmo, não ficarão presos às grandes empresas.
Em meio a crise pandêmica e a grande quantidade de desemprego no país, a sociedade não admite ser feita desrespeitada dessa forma, por isso pedem o veto do presidente.