O deputado estadual Bruno Peixoto (UB) obteve a última das 40 assinaturas e assim conquistou unanimidade entre os parlamentares para que ocupe a presidência da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O último apoio foi oficializado em jantar na noite de segunda-feira (23) com o ex-vice-governador e deputado eleito Lincoln Tejota (UB).
Com isso, Bruno Peixoto se torna candidato único à presidência da casa legislativa, já que Lincoln se retira da disputa. A eleição para a nova mesa diretora deve ocorrer no dia 1º de fevereiro, com a mudança de legislatura.
Com isso, Lincoln Tejota deve ficar com a presidência da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana, vice-presidência de outras duas comissões e como integrante da Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante da casa.
Com a iminente vitória, Bruno Peixoto substituirá Lissaeur Vieira (PSD), que foi presidente por dois biênios. Lissauer chegou a colocar seu nome para candidatura ao Senado pela chapa governista, mas acabou desistindo e agora está sem mandato.
No final do ano passado, os deputados estaduais aprovaram em definitivo Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que põe fim à possibilidade de reeleição ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa (Alego). A mudança ocorre a partir de alteração na Constituição Estadual.
“Essa modificação visa a modernização da gestão e garante a alternância de poderes, buscando maior eficiência do Poder Legislativo”, defendeu o autor do projeto, deputado Bruno Peixoto.