Comemorado em 21 de Novembro, o Dia Nacional da Homeopatia celebra a instauração da técnica homeopática no Brasil. Segundo os especialistas, a homeopatia é um método da medicina que estimula a cura “de dentro para fora”. Age no organismo humano como um todo, e não apenas sobre os sintomas da doença.
Em Iporá, o atendimento homeopático é realizado desde Dezembro de 1991, pela médica homeopata Luciana Cardoso Menezes de Barros, que atende no Hospital Evangélico. Desde então, já passaram pelo seu consultório (físico ou virtual) cerca de 4.800 pacientes.
Drª Luciana relata que durante a pandemia de Covid-19 foi necessário implantar o atendimento remoto, realizando consultas online de pessoas de vários estados brasileiros. São pacientes do Tocantins, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Paraíba, Pernambuco, além de Goiás. Do exterior, atendeu remotamente pessoas que moram nos Estados Unidos e Canadá.
Ela ressalta que os maiores desafios encontrados no exercício da sua profissão dizem respeito ao pouco conhecimento e eficácia da homeopatia pelos colegas médicos. Outro empecilho diz respeito à falta de interesse dos governantes em aplicar a homeopatia no SUS.
Em relação aos aspectos positivos da homeopatia, a médica relaciona o baixo custo, controle e prevenção nas epidemias, não há efeitos colaterais, e o tratamento é aplicado em casos agudos e crônicos.